-
Arquitetos: Sharon Davis Design
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bruce Engel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas novas "casas compartilhadas" - projetadas pelo escritório nova iorquino Sharon Davis Designe, em parceria com o Rwanda Village Enterprise para o Partners In Health e o Ministério da Saúde de Ruanda - estão abrindo esta semana em Rwinkwavu, Ruanda. Estas habitações representam um grande passo para o sistema de saúde local nesta área remota de Ruanda.
O projeto responde ao seu terreno, uma encosta quente e seca, e ao orçamento apertado. Cada dormitório tem seu próprio espaço exterior privado de frente para as vistas sobre o vale para o oeste com grandes saliências que protegem da chuva e calor. Os dormitórios estão ligados aos banheiros compartilhados e espaços comuns por uma passarela exterior coberta. A tela de eucalipto envolve a casa proporcionando uma sensação de privacidade para os moradores e também uma conexão com as formas mais tradicionais de construção.
Todos os materiais de construção foram adquiridos em Ruanda, sendo a maioria proveniente de áreas vizinhas. Foi extraída pedra local para todas as fundações e passarelas. Uma cooperativa de mulheres foi contratada para fazer todos os tijolos, feitos a mão, para a construção de paredes. O telhado ventilado é revestido com telhas de barro para o desempenho térmico e acústico. A fim de ajudar a apoiar a economia local, cerca de 90% do trabalho foi feito por locais e as mulheres representavam um mínimo de um terço da equipe durante toda a construção.
Sharon Davis descreve o projeto como "mais do que um dormitório para médicos e enfermeiros, esse projeto não significa apenas que os funcionários estarão mais próximos do hospital - economizando tempo e dinheiro -, mas habitação de qualidade. Isso aumentará a moral, melhorará a conexão entre equipe e comunidade e, esperamos, que seja criada uma aldeia dentro desta aldeia ".
Cada edifício abriga oito médicos ou enfermeiros para um total de 16 pessoas nos dois edifícios. Em 2005, como parte do seu esforço de reconstrução do pós-guerra, o governo de Ruanda pediu ao Partners In Health ajuda para fortalecer o sistema público de saúde.
PIH agora também suporta o governo de Ruanda na prestação de serviços a mais de 865 mil pessoas em três hospitais e 41 centros de saúde, incluindo o Hospital Rwinkwavu.